Case: Instituto Butantan

Publicado originalmente em 11/01/2018 em Solution Controles

O Instituto Butantan é um dos principais institutos do país no estudo e produção de soros e vacinas distribuídos pelo Governo. Com sede na cidade de São Paulo, conta com grande e tecnológica estrutura composta por diversos laboratórios e criadouros para pesquisa. Em 2009, através da montagem da fabrica de produção da vacina contra a Influenza, iniciou a parceria entre a Solution Controles e o Instituto, saiba um pouco mais sobre o Butantan e alguns fornecimentos.

O Instituto Butantan

Localizado na cidade de São Paulo, é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros e antígenos vacinais. Possuindo como principal missão atender às demandas primordialmente voltadas para a saúde pública, contribuindo com o Estado no contínuo esforço de promover o bem estar da população, o Instituto desenvolve estudo e pesquisa básica nas áreas de Biologia e Biomedicina.

Fornecimentos

Desde 2006 a Solution Controles vem fazendo diversos fornecimentos de equipamentos e materiais que são direcionados à montagem, manutenção e modernização das áreas produtivas do Instituto, veja abaixo alguns cases:

2008 / 2009

• Turn-Key contendo projeto do Sistema de Descontaminação Influenza, fornecimento de Tanques, Triturador de sólidos, Válvulas especiais, Trocadores de Calor, Sistema de dosagem, Sistema de Bombeamento, Tubulações , Pipe-rack, Automação em Protocolo AS-i, Comissionamento e Start-up.

2013

• Fornecimento e instalação das Estações Redutoras de Pressão de vapor, Válvulas On-Off, Sistemas Drenagem de Condensado, Válvulas de Segurança para o Tanques encamisados do tratamento de descarte de líquidos do Prédio Influenza.

2015

• Fornecimento de Trocador de Calor Sanitário tipo Casco e Tubo corrugado para o Piloto Dengue.

2016

• Fornecimento de Trocador de Calor Sanitário tipo Casco e Tubo corrugado para o Laboratório Dengue.

As fabricas de vacina

Influenza

Com investimento de R$68 milhões, foram inauguradas em 2007 as instalações da fabrica para produção da vacina contra a gripe com o objetivo de produzir as vacinas a serem distribuídas para todo o país. Com inicio da produção no ano de 2011, a fabrica foi projetada para ser uma das poucas fabricas de biosegurança de nível 3, conforme certificação da Comissão Técnica Nacional de Biosegurança (CTNBio) e a fabricação da vacina contou com a parceria do laboratório francês Sanofi Pasteur que auxiliou no desenvolvimento da vacina contra a Influenza.

Com 10 mil metros quadrados ocupados por equipamentos de alta tecnologia, a fabrica inicialmente tinha capacidade de produzir cerca de 20 milhões de doses da vacina. A instalação conta com tanques, reatores e outros produtos específicos em diferentes etapas de produção e desenvolvidos com mão-de-obra local.

Utilizando cerca de 54 milhões de ovos neste ano de 2017, hoje o Instituto Butantan é capaz de produzir cerca de 60 milhões de doses da vacina em uma estrutura com alta tecnologia e segurança. Esse número representa 2/3 do total de quase 90 milhões utilizados pelo Governo.

Dengue

Com área construída de 3 mil m2, a nova fabrica para produção da vacina contra a Dengue do Butantan fica dentro da área do Instituto em São Paulo. Quando concluída, a capacidade de produção será de até 100 milhões de doses do produto concentrado (bulk) e até 30 milhões de doses de vacina liofilizada. Veja abaixo o depoimento do governador Geraldo Alckmin em entrevista cedida no inicio do último ano:

“Isso é importante para a ciência brasileira e uma grande colaboração à ciência mundial, porque não há no mundo uma vacina contra a dengue com apenas uma única dose e 40% da população mundial vive em países tropicais ou subtropicais e está sujeita à doença”

Foto de Alexandre Carvalho – Governo do Estado de São Paulo

As pesquisas para a conclusão da vacina já estão na terceira fase, que antecede a produção em larga escala. No total foram 17 mil voluntários que receberam a dose de teste da vacina sendo que, 12 mil receberam a dose imunizadora que já estimula a produção de anticorpos e 5 mil receberam um placebo.

Além da produção da vacina contra a Dengue, a fabrica será capaz de produzir doses da vacina contra o Zika Virus e Raiva.

Nosso orgulho

Com missão de fornecer produtos e serviços que agregam capacidade competitiva aos nossos clientes, buscamos estabelecer relações duradouras baseadas na confiança e profissionalismo, por isso, cada fornecimento passa por processos que atestam a qualidade e a eficiência dos equipamentos. Fornecer para um laboratório de respeito como o Instituto Butantan nos orgulha e motiva a seguir aprimorando.

Quer saber mais sobre nossos equipamentos?A Solution Controles é especializada em controle de fluídos e possui uma linha completa de produtos para os diversos setores da industria e produtos com certificações de pureza como EHEDG, FDA entre outros. Acesse nossa página de produtos ou entre em contato com nossa equipe técnica/comercial.
Fontes:
Arquivo pessoal Solution Controles.
http://www.butantan.gov.br/butantan/
http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,butanta-usa-54-milhoes-de-ovos-para-produzir-imunizante,1854171
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,fabrica-de-vacina-contra-gripe-do-butanta-entra-em-funcionamento-imp-,675568
http://agencia.fapesp.br/butantan_inaugura_fabrica_de_vacina_contra_gripe/7067/
http://www.paho.org/
http://portalms.saude.gov.br/
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/multimidia/audios/governo-de-sp-e-bndes-investem-em-fabrica-de-vacina-contra-a-dengue/
https://www.correiodobrasil.com.br/vacinas-contra-dengue-e-zika-estao-em-fase-final-de-elaboracao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *